Como o Reiki pode te ajudar a viver melhor?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você já deve ter ouvido falar dessa palavra. Muitas vezes associada à massagens, terapias, ou algo mais exótico, relacionado aos extremos orientes. Mas não precisamos viajar tão longe para entender o que é essa prática.

Reiki é a energia vital universal, aplicada pela posição das mãos, visando a harmonização energética dos seres vivos e inanimados. A técnica foi desenvolvida há mais de cem anos e, ao contrário do que muitos pensam, não envolve nenhum tipo de esoterismo ou misticismo.

Uma pesquisa feita com camundongos comprovou a eficácia do Reiki no auxílio da auto cura: aquele grupo que só recebeu uma simples impostação de mãos não mostrou nenhuma evolução do quadro de bem-estar. O grupo que recebeu o Reiki dos reikianos – pessoas aptas a aplicar o Reiki – teve um aumento de 100% no gráfico de bem-estar.

A pesquisa também foi feita com idosos, através de eletrodos ligados aos dedos, mãos e testa. Comprovou-se uma diminuição significante da tensão dos músculos quando em contato com a energia Rei. O mesmo não ocorreu com uma simples impostação de mãos. Confira a pesquisa aqui.

Mas quando, como e por onde o Reiki chegou até a terra brazilis?

Para chegar aos Estados Unidos, a prática teve varias histórias inventadas: teria o mestre Usui meditado por dias em um retiro espiritual, quando viu símbolos acima de sua cabeça? Teria curado uma ferida no pé com as mãos e supostos símbolos que viu girando em torno de sua cabeça?

Os símbolos utilizados na técnica do Reiki são invenções do mestre Usui para facilitar a aplicação pelos seus aprendizes. Ele fez isso para que seus pupilos não tivessem que passar uma hora de cada sessão concentrando na energia, sem desviar a atenção da finalidade do Reiki.

Essa prática pode ser voltada tanto cura física quanto emocional, mental e espiritual, e cada finalidade possui seu símbolo de concentração. Quanto ao toque ou não das mãos, isso foi devido ao momento em que o Reiki se internacionalizou: os Estados Unidos contava com uma população cristã conservadora e o toque das mãos no corpo poderia causar uma má impressão aos terapeutas.

Falando de energia…

O Reiki usa os princípios dos Chakras, com a finalidade de equilibrá-los. Como? Gerando uma energia no corpo da pessoa que propicia a cura devido ao balanceamento energético. É errado dizer que o Reiki é a cura, quando, na verdade, somente cria uma situação favorável e facilitadora da cura.

O Reiki também é utilizado para limpeza energética de ambientes, já que, em todo meio que estamos inseridos, somos rodeados pela energia Ki (japonês), também chamada de Prana (hindu), Zi (chinês), Ka (egípcio), Pneuma (grego), Nefesh (para os judeus), Bioenergia (na Rússia). Os cristãos conhecem essa energia como sendo o Espírito Santo – sim, o Reiki seria a aplicação da energia do Espírito Santo trazendo bem-estar, equilíbrio e facilitando a cura.

(Sim, agora podemos nos tornar Super Sayajins!)

Você certamente já sentiu algo do tipo

Muitas pessoas dizem que não conseguem sentir essa “energia”, mas seria mais correto dizer que elas elas são sabem exatamente o que sentem quando estão em contato com ela. Em uma frase simples, energia é a força que dá vida a tudo que você conhece e interage.

O fato é que nosso organismo passa seu tempo integralmente conectado nessa energia: basta-nos atenção e discernimento para entender que ela é onipresente independente de crenças ou religiões. Desde a antiguidade essa mesma energia é usada pelos terapeutas para auxiliar a cura de doenças psicológicas ou físicas, e ainda mais – ajudar no desenvolvimento de crianças e no entendimento e aceitação da velhice nos idosos.

Todos nós temos acesso a energia universal, mas não são todos que sabem manuseá-las. Quando colocamos a mão no ombro de um amigo desvitalizado, desejando-lhe melhoras, a maioria de nós passa nossa própria energia (esgotável) para aquela pessoa, ao invés de buscar a energia Rei (infindável).

Mas o lado bom disso é que hoje, mais de uma centena de hospitais pelo mundo que utilizam do Reiki para auxílio da cura, nos mais diversos países.

E se você tem interesse em fazer sessões de Reiki, não deixe de procurar um terapeuta especializado, pois, se tratando do Universo, estamos falando de Amor e Compaixão, sentimentos universais chaves para a boa aplicação do Reiki. Sem esses dois sentimentos, a aplicação pode não ocorrer de forma perfeita, influenciando tanto o terapeuta, que é o intermediário dessa energia, quanto a pessoa que está recebendo.

Tem interesse em aprender mais sobre o Reiki? Não deixe de acompanhar nosso Blog! Oferecemos cursos beneficentes dos Graus I e II (método Usui Reiki Ryoho) semestralmente. As turmas são limitadas, então mande já sua inscrição para falecom@revolutebrasil.com.br!

 

 

Analista internacional, designer, estudante (sempre!) da conscienciologia e projeciologia e terapeuta Reikiana. Acredito que podemos criar um mundo mais humano e amoroso, se trouxermos essa mudança para o âmbito pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *