Energias feminina e masculina

Categorias Blog, Espiritualidade1 comentário

Todos nós possuímos ambas as vibrações feminina e masculina. As duas são necessárias para o nosso balanceamento e podem estar representadas pela Kundalini que sobe e a que desse em nosso corpo (veja sobre Kundalini). Desde de a antigüidade, podemos observar símbolos que remetem ambas energias, lembrando que, nesse aspecto, não nos referimos a sexualidade. O YingYang é o mais comum. As energias que fluem da vibração feminina são complementares e fazem o balanço da vibração masculina e vice versa. Todos nós precisamos desenvolver tanto nosso aspecto masculino quanto feminino.

Ying yang
Como no YingYang, as vibrações, quando em união, criam um vórtex energético que flui não só no nosso corpo como no meio em que estamos inseridos.

A energia feminina é marcada pela criatividade, não objetividade, arte, emoção e está diretamente ligada ao hemisfério esquerdo do cérebro. É uma vibração mais dinâmica e energética e permite que possamos abrir mais a mente para opiniões e informações. Essa energia prefere vivenciar, sentir e presenciar algum momento do que simplesmente estudar somente a teoria. A energia feminina busca caminhos às vezes mais longos, mas com mais parques e paisagens bonitas. É  essa energia que cria e transforma. É por isso que dizem que as mulheres conseguem fazer seis coisas ao mesmo tempo, já que essa energia é bastante abrangente. Essa vibração se move em padrões curvos – veja a semelhança como o corpo feminino possui curvas. Para completar, essa energia foca na reprodução da espécie.

A energia masculina é aquela prática, objetiva, assídua, que põe em prática. Pega o caminho mais curto, possui uma rotina e quer trazer resultados. É esclarecedora e simplificada, perseverante e clara. Mas também é a energia tempestuosa que quer as coisas resolvidas em tempo hábil, independente do meio. Move-se sempre em retas, do ponto A, ao ponto B, bem como o corpo masculino não possui curvas como o feminino. Está relacionada ao hemisfério direito do cérebro, o lado lógico e racional. É a vibração da imparcialidade e da visão lógica e argumentativa. Não é a toa que é a energia voltada ao instinto de sobrevivência.

Alguns estudiosos do assunto dizem que o mundo está com excesso de energia masculina, por isso há tanta desigualdade, competições por poder, guerra e pobreza. Isso porque a orientação masculina tende a criar um cenário mais focado nos resultados a curto prazo e não muito preocupado no bem-estar geral, dando muita atenção ao individual: pouquíssimos acumulam riqueza (veja mais sobre nosso sistema monetário).
É improvável dizer que as energias atual de formas separadas e individuais umas das outras. Imagine-se lendo um livro de histórias: enquanto seu lado direito processa a lógica da história, o lado esquerdo imagina e vive o conto, dando emoção aos personagens. Se você não possuísse a energia masculina, não entenderia a sequência da história, e, se não tivesse energia feminina, ficaria indiferente àquilo que estivesse lendo.

Recomendamos o vídeo abaixo do TED – Ideas worth spreading. Observe os dois hemisférios cerebrais muito bem definidos e presenciados pela médica.

 

Fontes e mais informações:

Spirit Science. Male and Female Energy. Disponível aqui.

Enzine Articles. Two Energies, one body. Disponível aqui.

Analista internacional, designer, estudante (sempre!) da conscienciologia e projeciologia e terapeuta Reikiana. Acredito que podemos criar um mundo mais humano e amoroso, se trouxermos essa mudança para o âmbito pessoal.

1 ideia sobre “Energias feminina e masculina

Não é possível comentar.